Picada de formiga inflamada: o que fazer?
As formigas são insetos eussociais da família Formicidae e, junto com as vespas e abelhas relacionadas, pertencem à ordem Hymenoptera, onde todas têm em comum as picadas, que quando acontecem nos seres humanos e outros indivíduos, pode causar sintomas e uma certa inflamação.
Uma picada de formiga, na maioria das vezes, causa inchaço, coceira e vermelhidão no local atingido, e, assim, caso aconteça, é preciso colocar uma bolsa de gelo para amenizar a inflamação ocasionada pela mordida do animal, que fica com uma bolha por 2 a 3 dias.
Além da bolsa de gelo para amenizar o inchaço, se a coceira pode continuar, você pode precisar ir para um médio especializado em pele, dermatologista, que deve passar algum tipo de pomada para diminuir as coceiras, podendo ser de diversas composições, sejam genéricas ou não.
Se a picada for de abelha, o que fazer?
Animais da mesma ordem, Hymenoptera, as picadas das abelhas e formigas possuem impactos na pele de maneiras diferentes. Assim, confira o passo a passo do que fazer caso você sofra uma picada de um inseto voador produtor de mel, veja:
- Retire o ferrão com um objeto que tenha uma borda: após realizar a picada, a abelha deixa o ferrão na pele do humano e morre logo em seguida, deixando o local vermelho e com inchaço, podendo causar outros sintomas;
- Aplique uma compressa de água fria: caso fique com com inchaço no local da picada é importante o uso de compressas de gelo ou água fria, para amenizar a dor e o inchaço;
- Eleve a área: para evitar que o inchaço se eleve, deixe a área picada sempre elevada, para que o local fique melhor.