Picada de escorpião em cachorro: o que fazer?

O escorpião é um dos animais mais perigosos contra os seres-humanos e os cachorros, o qual possui um veneno potente, a depender da espécia, causando diversos sintomas graves e problemas para os afetados, onde nos casos mais graves, a morte pode ser a consequência quando o veneno entra em contato com circulação sanguínea.

Caso seu cachorro seja picado por um escorpião, você deve analisar se ele está tendo os seguintes sintomas: dor, inchaço e vermelhidão no local da picada, febre, fraqueza muscular ou paralisia, convulsões, espasmos musculares, os quais acontecem com mais frequência após a picada do animal. Assim, você deve levar o seu cão para o médico-veterinário mais próximo para um tratamento de urgência, identificando a espécie que picou o canino.

Animais mais venenosos do Brasil

A seguir, confira a lista de animais que você deve tomar cuidado no Brasil pelo seu veneno potente, veja:

  1. Aranha-Marrom: Com apenas 4 cm, essa aranha esconde-se em cascas de árvores, podendo causar necrose e problemas renais após sua picada.
  2. Aranha-Armadeira: Encontrada no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, essa aranha apresenta um veneno que causa dor intensa e, em casos extremos, impotência sexual.
  3. Viúva-Negra: Pequena, mas com veneno superpoderoso, essa aranha, encontrada em vegetações de praia, pode desencadear desde dor intensa até sintomas similares a uma “bad trip” de algumas drogas.
  4. Cobra-Coral Verdadeira: Apesar de sua baixa incidência, essa cobra possui o veneno mais potente do país, podendo resultar em insuficiência respiratória aguda e risco de morte.
  5. Surucucu Pico-de-Jacã: Sendo a maior cobra venenosa da América, sua picada pode causar hemorragias e representar um perigo significativo.
  6. Cascavel: Com um chocalho distintivo na cauda, essa cobra possui veneno que afeta o sistema circulatório, requerendo atenção especial.
  7. Jararaca-de-Alcatrazes: Apesar do tamanho modesto, seu veneno é considerado 10 vezes mais forte, causando paralisia nervosa na vítima.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.