A picada de abelha quando acontece traz no local atingido pelo ferrão sintomas logo de imediato para o indivíduo que sofreu, entre eles coceira, ardência, vermelhidão, dor e inchaço, que são os mais naturais, pois em casos mais graves, a depender da pessoa, pode gerar uma reação alérgica muito forte, assim levando a pessoa ao hospital para não evoluir em algo mais grave.
De maneira geral, os sintomas de coceira e dor desaparecem rapidamente, durando cerca de 24 a 48 horas, assim como o inchaço, isso variando de pessoa para pessoa, cada um com sua sensibilidade. Porém, caso os sintomas se mantenham por mais tempo, procure um médico para que ele veja o que está acontecendo e realize os exames necessários.
O que fazer após a picada de abelha?
Após sofrer a picada de abelha, você deve seguir alguns passos para amenizar os sintomas causados pelo ferrão e o veneno soltado pelo inseto. A seguir, confira 3 ações essenciais para realizar no local da picada, veja:
- Retire o ferrão com um objeto que tenha uma borda: após realizar a picada, a abelha deixa o ferrão na pele do humano e morre logo em seguida, deixando o local vermelho e com inchaço, podendo causar outros sintomas;
- Aplique uma compressa de água fria: caso fique com com inchaço no local da picada é importante o uso de compressas de gelo ou água fria, para amenizar a dor e o inchaço;
- Eleve a área: para evitar que o inchaço se eleve, deixe a área picada sempre elevada, para que o local fique melhor.