Pesquisa diz como você pode evitar ter rugas na pele

Conforme envelhecemos, é normal que nossa pele dê sinais e as rugas passam a ser um processo natural do nosso corpo. Mas, existem algumas maneiras de evitá-las, minimizando o  aparecimento e atenuando as já existentes. A combinação de cuidados diários, produtos específicos e, em alguns casos, tratamentos estéticos pode trazer resultados significativos.

Para isso, é necessário criar disciplina, como o hábito de usar protetor solar. Quanto mais cedo adquirirmos esse hábito, melhor será a resposta da sua pele no futuro, pois um dos “vilões” da nossa pele é a exposição solar. Utilize diariamente um protetor solar com FPS alto (no mínimo 30) e amplo espectro (UVA e UVB).

Ciência mostra outros mecanismos para impedir rugas

Conforme a tecnologia avança, novos métodos surgem e a novidade da vez é criar pele a partir de células-tronco. Além de pensar na estética e ajudar no processo de envelhecimento, essa pesquisa também pode ajudar a produzir pele artificial para transplante e prevenir cicatrizes.

Quem comanda essa novidade é o Atlas das Células Humanas, considerado um dos programas de pesquisa mais ambiciosos na área de biologia. Apesar de ser internacional, está concentrado no Instituto Wellcome Sanger, em Cambridge, no Reino Unido. Quem explicou melhor essa proposta foi a pesquisadora Muzlifah Haniffa, uma das lideranças do projeto, afirmando os benefícios dessa descoberta.  

“Se pudermos manipular a pele e evitar o envelhecimento, teremos menos rugas”, diz Haniffa. “Se conseguirmos entender como as células mudam desde seu desenvolvimento inicial até o envelhecimento na idade adulta, podemos então tentar dizer: ‘Como posso rejuvenescer os órgãos, deixar o coração mais jovem, tornar a pele mais jovem?'”

O procedimento ainda não foi liberado, mas a pesquisa não está longe de ser concluída. Por isso, se tiver interesse, fique atento nas novidades que poderão surgir futuramente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.