Na internet, é possível encontrar todo tipo de informação e algumas delas podem ser divergentes. Quando pesquisamos sobre qualidade de sono, existe uma média correta de horas, apesar da quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, dependendo de diversos fatores, como idade, genética e estilo de vida. No entanto, existe uma faixa recomendada que se aplica à maioria dos adultos: 7 a 9 horas por noite.
Como a qualidade de sono pode gerar diversos debates, um novo estudo indica que realmente sete horas podem ser o suficiente para uma pessoa, mostrando que elas envelhecem melhor. Os dados foram revelados pela Universidade Médica de Wenzhou, na China, onde os pesquisadores analisaram que quando temos esse tempo de sono por noite, nossa saúde poderá responder melhor conforme avançamos de idade.
Saiba porque 7 horas de sono são fundamentais para a saúde
Esse estudo foi publicado na revista científica BMC Public Health, no dia 1° de novembro, no qual revelou que os pesquisadores observaram 3.306 adultos com 45 anos ou mais, durante os anos de 2011, 2013 e 2015. Com esses dados, eles tiveram que registrar detalhes de suas noites de sono e passaram por exames que revelaram como estava sua saúde depois de cinco anos.
Diante dos dados sobre saúde e tempo de sono, os pesquisadores puderam avaliar a recorrência do chamado “envelhecimento bem-sucedido”, que mostra como uma pessoa pode envelhecer sem problemas de saúde graves, além de apresentar uma alta função cognitiva, boa saúde mental e envolvimento ativo com a vida.
Dicas para melhorar a qualidade do sono
É comum ouvir relatos cada vez mais frequentes de pessoas que sofrem com insônia ou noites mal dormidas, por isso, siga algumas dicas para melhorar esse cenário:
- Estabeleça uma rotina: Vá para a cama e acorde sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.
- Crie um ambiente propício ao sono: Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável.
- Evite estimulantes antes de dormir: Reduza o consumo de cafeína e álcool, especialmente nas horas que antecedem o sono.
- Evite telas: A luz emitida por celulares, tablets e computadores pode interferir na produção de melatonina, o hormônio do sono.
- Pratique atividades relaxantes: Leia um livro, tome um banho quente ou pratique técnicas de relaxamento antes de dormir.
- Exercite-se regularmente: A atividade física regular ajuda a melhorar a qualidade do sono, mas evite exercícios intensos nas horas que antecedem o sono.