Pescador estava admirando baleia – e de repente percebe que ela está em perigo
Alguns dias atrás, um grupo de pescadores estava navegando no Parque Nacional Natural Utría, na Colômbia, quando avistaram a cauda de uma baleia. Mas o momento de encantamento rapidamente virou um momento de terror quando eles perceberam que a baleia estava presa em um pesada rede preta.
O grupo rapidamente acionou o CODECHOCÓ, uma das autoridades ambientais que supervisionam a área colombiana do Oceano Pacífico. “Assim que a denúncia foi recebida, a CODECHOCÓ, por meio do escritório regional do Pacífico, contou com uma equipe de funcionários que, na companhia da Marinha da Colômbia, da Prefeitura de Bahía Solano, do Parque Nacional Nacional Utía, da Guarda Costeira e de membros da comunidade, iniciaram o controle e vigilância monitorando a área onde as espécies marinhas foram avistadas pela última vez”, publicou o grupo em seu site oficial.
Resgate de baleia levou cerca de três horas
Eles finalmente localizaram a baleia na Praia de La Cuevita e se juntaram para ajudar a baleira a se desembolar da rede sem se machucar. A Força Naval do Pacífico colombiana escreveu no X que cerca de 25 pessoas tentaram diferentes meios de libertar o animal. O resgate durou três horas, mas eles enfim conseguiram libertar a baleia.
As autoridades ambientais do país aproveitaram o acontecimento para educar pessoas sobre os perigos de deixar redes no oceano, além de alertar autoridades sobre como ajudar animais em perigo em correrem risco de também se machucarem.
“Este evento não apenas destaca a importância de conservar nossas espécies marinhas, mas também serve como um poderoso lembrete de nossa responsabilidade de proteger os oceanos. Hoje, tivemos o privilégio de testemunhar a força e resiliência da natureza e de desempenhar um papel em sua preservação”, declarou o tenente Pedro Vega López, um dos oficiais da Marinha envolvidos no resgate, ao The City Paper.
Fonte: The Dodo e The City Paper.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.
[…] um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.320. Esse benefício é pago mensalmente enquanto o pescador estiver impedido de exercer sua atividade, durante todo o período de […]