O peixe baiacu é originário do Japão, conhecido pelas designações populares como sapo-do-mar, peixe-balão ou lola, e acabam inchando como um comportamento de defesa, aumentando o volume corporal através da ingestão de ar ou água, evitando que os predadores o engulam, fazendo com que eles fujam do ataque, para evitar o pior.
O baiacu é um peixe venenoso, porém, muito apreciado pela culinária japonesa, sendo necessários, antes de comer o animal, fazer uma limpeza detalhada para evitar casos de envenenamento, como já aconteceu no Brasil, inclusive, na cidade de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, onde um homem de 46 anos, identificado como Magno Sérgio Gomes, morreu devido à causa.
Segundo o biólogo João Luiz Gasparini, as espécies menores dos peixes são as mais perigosas na questão da presença de toxinas mais fortes em seu veneno. No Brasil, há mais de 20 espécies deste peixe, sendo todos eles perigosos caso sejam preparados e realizados para o consumo no dia a dia, precisando de um tratamento específico.
Morte por envenenamento de Baiacu no Brasil
A morte pelo consumo e envenenamento do peixe baiacu no Brasil aconteceu em janeiro de 2024, quando Magno Sérgio Gomes, 46 anos, ficou mais de 1 mês internado pela causa, de acordo com a família. De acordo com o biólogo João Luiz Gasparini, os baiacus são peixes venenosos comuns na costa brasileira, os quais podem ser muito perigosos, caso não sejam preparados da maneira correta, seja por restaurantes, pessoas, para o consumo.