A mostarda é um molho bastante utilizado em lanches e pode também ser um bom ingrediente para alguns pratos culinários. Mas, talvez poucas pessoas no Brasil tenham acesso ao pé de mostarda e como ela é, deixando em dúvida se pode ser consumida pura ou não. Veja abaixo detalhes da mostarda.
Confira também: Erros comuns no cuidado das plantas e como evitá-los
Sim, as folhas de mostarda podem ser consumidas cruas e são conhecidas por ter um sabor que remete ao amargor, assim como a rúcula ou o agrião. Por conta disso, podem ser usadas em salas, sendo uma opção diferente para quem procura verduras com vitaminas, pois ela é rica em nutrientes, como vitamina A, C, K e fibras.
Para consumir suas folhas, é importante lavar bem, especialmente se forem cultivadas ao ar livre. Por ter um sabor predominante, é melhor misturar-las com outras folhas mais leves, como alface, para equilibrar o gosto. Elas também podem ser usadas como base para wraps ou em sanduíches, substituindo outras folhas verdes.
Como cultivar mostarda?
Ela é uma planta que gosta de sol e o ideal é cultivá-la em um local que receba pelo menos 4-6 horas de sol por dia. É preciso saber cuidar do solo, pois ela exige que seja bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A mostarda prefere solos levemente ácidos a neutros (pH entre 6,0 e 7,5).
Quando for plantar, as sementes precisam ter uma profundidade de 1 cm, com um espaçamento de 30 cm entre plantas, para permitir um bom crescimento das folhas. Elas demoram cerca de 4 a 7 dias para germinar. Durante esse processo, mantenha o solo úmido, mas evite encharcar. A mostarda precisa de regas frequentes, especialmente em dias quentes, para não ressecar as folhas.