O pato é uma ave que pertence à família Anatidae, tendo como principal característica serem menores e de pescoço mais curto que os cisnes e gansos, tendo como habitat o ambiente das matas ribeirinhas, os locais onde conseguem viver com os recursos necessários.
Um pato de estimação pode viver de 10 a 15 anos, tendo essa variação a depender da espécie, cuidados que recebe e do ambiente em que vive, sendo um dos fatores a alimentação, que pode ser a ração para patos, legumes, grãos, entre outros.
Os principais cuidados para se ter com um pato de estimação são a alimentação, água e ambiente, veja quais:
- Alimentação: o pato geralmente se alimenta de um tipo de ração específica, que deve ter a sua quantidade controlada, para não engordar muito o animal, trazendo um equilíbrio à saúde;
- Água: cuidado com a água ingerida pelo animal, que deve estar sempre limpa e fresca para evitar doenças no pato;
- Ambiente: nos ambientes naturais, procure algo parecido com o habitat natural do animal, como um lago com mata ao redor.
Leia também: Resgatadores encontram cachorrinha que tinha um segredo
Pode ter um pato de estimação no Brasil?
No Brasil, ter um pato de estimação é totalmente permitido e legal, de acordo com a legislação que está em vigência no país, desde que haja todo um cuidado para manter o bem-estar do animal e estejam em locais adequados, em seu habitat natural, se adaptando de maneira mais comum.