A ideia de ter uma horta em casa permite que as pessoas tenham acesso a alimentos frescos e vem ganhando cada vez mais força, principalmente quando novas ideias surgem para esse tipo de plantio. Mesmo em espaços pequenos, como apartamentos, é possível ter uma horta, ainda mais se se souber escolher as espécies que se adaptam a esses ambientes. Mas, se tiver um quintal, é melhor ainda, pois muitas hortaliças preferem a luz solar, permitindo que tenha uma diversidade de plantas.
Lembrando que, ter uma horta em casa é uma experiência gratificante e saudável. Além de fornecer alimentos frescos e nutritivos, o cultivo de plantas pode ser uma ótima atividade para relaxar e se conectar com a natureza.
Passo a Passo para Criar sua Horta:
- Escolha o local ideal
A maioria das plantas precisa de pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Varandas, sacadas, janelas ensolaradas ou um cantinho do jardim são ótimas opções. Se não tiver muito espaço, pense em estratégias para saber se a melhor opção é plantar em vasos, jardineiras, caixas de madeira ou até mesmo garrafas pets. Certifique-se também de que o local tenha boa circulação de ar para evitar o acúmulo de umidade e o aparecimento de pragas.
- Escolha os recipientes
- Vasos: Opte por vasos com furos no fundo para garantir a drenagem da água.
- Jardineiras: Ideais para quem tem pouco espaço.
- Caixas de madeira: Versáteis e podem ser personalizadas.
- Embalagens recicladas: Garrafas pet, latas de alimentos e caixas de leite podem ser reutilizadas como vasos.
- Prepare o substrato
O mais prático é comprar a terra já adubada, sendo que no mercado é possível encontrar várias marcas. Também é indicado adicionar composto orgânico para enriquecer o solo e fornecer nutrientes para as plantas e aplicar vermicomposto, para fornecer ainda mais nutrientes.
- Escolha as sementes ou mudas
As duas formas dão certo: se escolher sementes, opte por de fácil cultivo e que se adaptem ao clima da sua região. Se for mudas, compre mudas já prontas em lojas de jardinagem.
- Plante
- Faça pequenos buracos no substrato: A profundidade dos buracos deve ser indicada na embalagem das sementes.
- Coloque as sementes ou mudas nos buracos: Cubra com uma fina camada de terra.
- Regue em seguida: Mantenha o substrato úmido, mas não encharcado.