A Torta de Mamona é um dos adubos mais utilizados na agricultura e jardinagem, conhecido por ser uma excelente fonte de nutrientes para as plantas. Esse adubo é derivado da semente de mamona, depois que é extraído o óleo permitindo que se torne uma fonte rica em nitrogênio e outros nutrientes essenciais.
Por ter nitrogênio, isso ajuda no crescimento da planta resultando em folhas mais verdes e vigorosas. Esse adubo também ajuda no aumento da capacidade de reter água e na aeração do solo, beneficiando o desenvolvimento radicular. Outro benefício de usá-lo é que os nutrientes são liberados gradualmente, proporcionando uma nutrição constante e duradoura para as plantas.
Confira abaixo os nutrientes que compõem a Torta de Mamona
- Nutrientes da Torta de Mamona
- Nitrogênio (N): Cerca de 4-5%
- Fósforo (P): Cerca de 1-1.5%
- Potássio (K): Cerca de 1-1.5%
- Matéria orgânica: Rica em matéria orgânica, que melhora a estrutura do solo e a capacidade de retenção de água.
Como usar a Torta de Mamona?
Antes de plantar as sementes, incorpore a torta de mamona ao solo. Se for utilizá-lo em hortas, é importante usar 100-200 gramas por metro quadrado. Em vasos, o recomendado é usar 20-30 gramas de torta de mamona com o substrato, dependendo do tamanho do vaso. Se por um acaso as plantas já estiverem cultivadas, pode ser usada como uma cobertura. Espalhe uma camada fina ao redor da base da planta e incorpore levemente ao solo.
No momento do plantio, lembre-se de usar luvas para manusear a torta de mamona, pois a planta da mamona contém ricina e é uma substância tóxica.