Ovos azuis de animal raro são encontrados

Na Austrália, é possível encontrar os animais mais exóticos do mundo. Desta vez, o destaque vai para o emu costeiro, uma subespécie do emu comum que ocupa o posto da segunda maior ave do mundo. Apesar de ser menor que seus parentes do interior, ainda é uma ave bastante imponente e com características únicas.

Uma das principais peculiaridades do emu costeiro é gerar ovos de um azul vibrante, que são incubados pelos machos. Em alguns lugares, é possível encontrá-la por emas-australianas e é uma ave que está distribuída por vários locais do país. Mas, por conta da  interferência humana, as emus que vivem nas áreas litorâneas estão sob grave risco de extinção.

Conheça melhor a emu costeiro e seus ovos azuis 

Uma novidade animadora foi divulgada pela empresa de engenharia florestal Forestry Corporation, que revelou no dia 21 de agosto que nove ovos azuis foram encontrados, quando estavam fazendo uma inspeção de rotina no habitat de outras espécies em risco, localizado no Vale Clarence, na costa norte do estado de Nova Gales do Sul.

Essa espécie era popular no país, principalmente na região nordeste, mas atualmente restam apenas cerca de 50 indivíduos, distribuídos por parques de conservação na região norte. 

Os ovos azul-turquesa são semelhantes à sua penugem, quando as fêmeas estão na época do acasalamento. De acordo com a empresa, uma zona de proteção foi criada em torno da área para que os filhotes possam nascer em segurança. Além da ação humana, outros fatores podem ser prejudiciais devido o risco de extinção, como o ataque de predadores introduzidos, como cães e gatos, atacam os ninhos e filhotes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.