Ovo com duas gemas é sorte ou azar? Entenda o significado
Enquanto cozinhava, você já se deparou com a surpresa de quebrar um ovo e descobrir que ele tinha duas gemas? Para uma crença de origem judaica, esse é o um ótimo sinal, indicando fertilidade e sorte no amor. Mas o que explica esse fenômeno?
A zootecnista Camila Dudzevicius Chagas Cuencas, atualmente gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos, uma das maiores produtoras de ovos do país, respondeu à pergunta em entrevista para o portal AgroSaber. “São ovos normais que costumam aparecer quando as galinhas mais jovens começam a ovulação. Isso porque o ciclo hormonal das aves jovens, em alguns casos, variando de animal para animal, pode ser irregular, resultando em ovos com duas gemas. Normalmente, esses ovos são maiores, mais pesados e pontudos”, explicou Cuencas.
A especialista explicou que, normalmente, apenas uma gema se desprende do ovário e vai para o oviduto, canal pelo qual o ovo sai do corpo da ave. Em aves mais jovens, duas gemas podem se desprender ao invés de uma. É no oviduto que as gemas se agregam à clara.
O ovo de duas gemas é diferente do ovo normal?
Em termos de qualidade, não existe diferente entre os dois. Mas o ovo de duas gemas vai ter um aumento dos níveis nutricionais – justamente por ter duas gemas. “O aparecimento de ovos com duas gemas não tem relação com uso de antibióticos ou outros medicamentos”, explicou Cuencas ao AgroSaber.
Ovo de duas gemas pode gerar gêmeos?
Em tese, sim, mas na prática nenhum dos dois sobrevive porque a câmara de ar dentro do ovo é pequena demais para os dois. “Como nessa câmara só há espaço para a cabeça de um deles, em 99% dos casos os dois acabam morrendo”, explicou o zootecnista Edvaldo Garcia, pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: Terra e AgroSaber.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.