Os poderes do broto de feijão: alimento pode ser aliado para a sua saúde

O feijão é um alimento muito popular no Brasil e presente na alimentação diária de boa parte do país – principalmente ao lado do arroz. Mas o broto de feijão, ou feijão moyashi, ingrediente muito popular em culinárias asiáticas, ainda não é tão conhecido por aqui, apesar dos seus vários benefícios à saúde.

Astrid Pfeiffer, nutricionista, especialista em culinária vegetariana e autora dos livros “Detox dia a dia” e “A cozinha vegetariana”, explicou ao Conexão Safra que os brotos (tanto de feijão quanto de outras plantas) têm uma quantidade maior de enzimas ativas em comparação à planta desenvolvida. “Assim, são capazes de eliminar as toxinas e os resíduos acumulados no organismo, gerados pelo estresse, cansaço e uma alimentação desregrada cotidianos. Além disso, reforçam o sistema imunológico, aumentando nosso vigor físico”, explicou Pfeiffer.

No processo de germinação, também acontecem algumas mudanças nutricionais nos brotos, com os nutrientes tendo sua quantidade aumentada. Por outro lado, uma substância chamada ácido fítico diminui… mas isso não é uma má notícia. O ácido fítico pode inibir a absorção de outros minerais. “Com esta redução, a absorção de cálcio, ferro, zinco é otimizada (pela não competição)”, afirma a nutricionista.

Benefícios do broto de feijão

Já falamos dos benefícios dos brotos no geral, mas agora vamos ser mais específicos. O broto de feijão moyashi é rico em fibras, que ajudam a dar uma sensação de saciedade – ou seja, você não precisa comer tanto para se sentir satisfeito – e que ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino. Ele tem um sabor suave e pode ser consumido cru ou cozido, sendo uma opção prática para quem tem pouco tempo de cozinhar.

O baixo índice glicêmico (de açúcar) e de fibras ajudam a regular os níveis de açúcar do seu sangue. E ainda tem mais: os antioxidantes e o potássio presentes no broto podem ajudar a regular a pressão arterial e a reduzir a pressão arterial.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.