Os perigos de dormir com o ventilador ligado
Muitas pessoas amam dormir com o ventilador ligado, às vezes até mesmo no frio, simplesmente porque se acostumou a dormir com o som do aparelho ligado. Mas será que essa é uma boa ideia para a sua saúde? Apesar de refrescar sua temperatura corporal, o que pode te render um sono mais confortável, dormir com o aparelho ligado pode te trazer alguns prejuízos.
Alergia
Os ventiladores não espalham só “ar” pelo seu quarto. Eles ajudam a circular ácaros, esporos, pólen e poeira, o pesadelo de quem tem muita alergia e outros problemas respiratórios, como rinite e bronquite. Dormiu com o ventilador ligado e acordou com o nariz escorrendo, a garganta coçando ou os olhos irritados? Agora você já sabe o porquê.
Congestionamento
O ventilador ligado a noite toda ajuda a ressecar sua garganta e o seu nariz, o que faz o seu corpo produzir mais muco para compensar, causando aquele nariz entupido que todo mundo odeia. Somado ao fator alergia, a situação só piora. Você pode até beber água para aliviar, mas ficar acordando no meio da noite para beber também atrapalha seu ciclo do sono.
Olhos e pele seca
Além de secar a garganta e o nariz, o ventilador também pode ressecar seus olhos e a sua pele. Durante o sono, seus olhos podem acabar se abrindo um pouquinho e, à medida que o ar bate neles durante a noite, eles vão ressecando.
Uma estratégia para diminuir esse ressecamento é colocar uma tigela de água na frente do ventilador, o que deve ajudar a umidificar o ar circulando pelo quarto.
Dor muscular
O ar frio circulando constantemente perto de você faz seus músculos se contraírem involuntariamente. Se você já tem predisposição a dores musculares, essa contração involuntária pode piorá-las, ou até causar câimbras.
Fonte: Amerisleep.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.