Os gatos são animais sensíveis em vários aspectos e o olfato deles é algo bastante apurado, fazendo com que eles tenham repulsa há vários tipos de cheiros. Com as plantas, essa história não é diferente e os bichanos podem perceber melhor do que nós, que algumas espécies possuem cheiros que são desagradáveis. Com isso, é importante notar o comportamento do seu animal de estimação e mantê-las longe deles.
Confira também: Conheça a Peperômia: A planta queridinha para ambientes internos
Os tutores sabem que os gatos gostam de brincar com as plantas, sendo uma boa forma de distração, no qual podem se esconder e até dormir sobre elas. No entanto, existem plantas que afastam eles e um exemplo disso é a lavanda, que é uma planta com um aroma agradável para nós, mas não para os bichanos. Veja abaixo detalhes das plantas que afastam os gatos por causa do cheiro:
Lavanda (Lavandula spp.)
Para nós, o seu aroma é agradável e pode até ser considerado uma planta que acalma. Mas, os gatos geralmente não gostam do cheiro forte de lavanda. Inclusive, ela é uma planta levemente tóxica para gatos ingerida, causando sintomas como náuseas e vômitos.
Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Apesar de ser uma ótima erva, para os gatos, o seu cheiro é forte e tende a ser desagradável para os gatos. Ele não é tóxico, então pode ser cultivado nos jardins ou vasos onde os gatos tenham acesso.
Citronela (Cymbopogon spp.)
Conhecida por seus benefícios como repelente natural de insetos, o aroma cítrico também afasta os gatos. Um detalhe importante é que a planta é tóxica para eles, por isso deve ser usada com cautela.
Arruda (Ruta graveolens)
Também possui um aroma forte e por isso o odor é algo que afeta os gatos. Lembrando que a arruda é tóxica para eles se ingerida e pode causar vômitos, dor abdominal e irritação da pele.