Algumas plantas exóticas possuem uma beleza peculiar e, por serem raras, o seu valor no mercado tende a ser mais elevado. Como no caso da Orquídea Ouro de Kinabalu, que também pode ser encontrada em alguns locais por Orquídea de Rothschild. Ela é considerada uma das orquídeas mais valiosas e raras do mundo, podendo chegar ao valor de R$ 30 mil. Seu preço elevado se deve à sua raridade, complexidade no cultivo e à dificuldade de encontrá-la em condições ideais.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Ela é uma planta nativa das florestas montanhosas de Borneo, especialmente ao redor do Monte Kinabalu, na Malásia. Sua principal característica é ter uma flor grande, com uma aparência elegante e exótica. Geralmente são de cor verde com marcas roxas e têm uma forma distintiva, lembrando um sapato, característica das orquídeas do gênero Paphiopedilum. O tamanho é algo que se destaca também, pois cada flor pode medir até 15 cm de largura.
Essa espécie gosta de receber luz indireta brilhante, mas caso tenha acesso a ela, saiba que a exposição direta ao sol pode queimar as folhas. O solo precisa ser bem drenado e com substratos necessários, geralmente composto por casca de pinus, carvão vegetal e perlita. É importante garantir boa drenagem para evitar o apodrecimento das raízes.
Assim como outras orquídeas, a rega também é algo fundamental e o solo precisa ficar constantemente úmido, mas sem encharcá-lo. Regue regularmente, mas deixe o excesso de água drenar completamente. Apesar dessas informações, saiba que a Orquídea Ouro de Kinabalu é difícil de ser cultivada em cativeiro, por isso o seu valor é elevado. Sua raridade está relacionada à sua exigência de condições ambientais específicas e à baixa taxa de reprodução.