Orquídea-Bambu: como cuidar, quantas vezes regar e deixar no sol ou na sombra
Quando pensamos em cultivar orquídeas, é normal acreditar que elas são flores elegantes que precisam de cuidados pontuais, demandando tempo e dinheiro. Mas, nem todas as espécies são complicadas, como por exemplo a Orquídea-Bambu (Arundina graminifolia), uma planta de fácil cultivo, sendo bastante apreciada por suas flores delicadas e exuberantes.
Confira também: Como plantar e cuidar da Samambaia Paulistinha
Cuidados com a Orquídea-Bambu
Se for tê-la em casa, saiba que essa espécie prefere ficar no sol e deve receber uma boa quantidade de luz por pelo menos 4 a 6 horas diárias. No entanto, ela também pode tolerar meia-sombra, desde que receba luz indireta intensa. Sobre a quantidade de água, ela precisa ser ponderada no momento da rega, sendo indicado ser feito de 2 a 3 vezes por semana em climas quentes e secos, reduzindo a frequência em períodos mais úmidos ou frios.
Lembrem-se de usar vasos que possam permitir uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água, que pode causar apodrecimento das raízes. Outro detalhe importante é usar substratos apropriados, sendo um solo arenoso misturado com matéria orgânica o ideal.
Como funciona a poda da Orquídea-Bambu?
Se notar que existem flores murchas ou hastes secas, é indicado retirar com cuidado para incentivar novas florações e manter a planta saudável. Apesar de ser resistente a pragas e doenças, fique atento com pulgões, cochonilhas e fungos. Em caso de infestação, trate com inseticidas específicos ou soluções naturais como óleo de neem.
Sobre a propagação, a Orquídea-Bambu consegue se propagar facilmente por divisão de touceiras. Faça essa divisão no início da primavera, separando cuidadosamente as plantas e replantando em novos locais.