Onde tem mais ouro no Brasil? Saiba o local mais fácil de encontrar
Lembramos muito da exploração de ouro no Brasil durante o período colonial, durante o Ciclo do Ouro, entre os séculos XVII e XVIII, mas a extração do recurso no país continua movimentando a economia. Em média, a produção de ouro no país movimento R$ 14,2 bilhões por ano. Em 2021, de acordo com um relatório do Instituto Brasileiro de Mineração, o IBRAM, ela faturou R$ 27 bilhões. Nesse ano, o setor correspondeu a 8% do faturamento total desse setor no país.
“Os principais estados brasileiros onde o ouro pode ser encontrado são os estados do: Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão”, explica o Geoscan. Porém, em algumas regiões, a geologia de detalhe ainda não é conhecida, então podem ser que ainda existam jazidas de ouro escondidas. “Cada dia mais tem-se investido em pesquisa mineral, principalmente na região Amazônica e no estado do Pará e outros estados da região Amazônica”, continua o site.
Minas de ouro no Brasil
A terceira maior produtora de ouro do mundo tem minas no Brasil. A AngloGold produz perto de 15,5 toneladas de ouro por ano em minas nas cidades de Sábado, Caeté e Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais.
A Great Panther Mining Limited produziu o equivalente a 147 mil onças de ouro em 2019, tendo sido impulsionada pela compra da Mina Tucano, no estado do Amapá. Essa mina foi responsável pela produção de cerca de 34 mil onças de ouro, apenas no quarto trimestre daquele ano.
Uma das maiores mineradoras do país, apesar de ser focada em ferro e cobre, a Vale também explora ouro no país. Em 2019, ela vendeu 480 mil onças de ouro. As principais operações da empresa estão nos estados de Minas Gerais e do Pará.
Fonte: Geoscan.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.