Onde aconteceu o Furacão Katrina?

Com o Furacão Milton tendo atingido a costa da Flórida esta semana, as pessoas estão relembrando outros fenômenos do tipo. Um dos furacões mais devastadores a passar pelos Estados Unidos foi o Furacão Katrina, que deixou dez estados americanos em situação de emergência em 2005.

O Katrina começou como uma tempestade tropical sobre as Bahamas. Ele passou pelo sul da Flórida como um categoria 1 (a mais fraca), mas ganhou força no Golfo do México e se tornou um categoria 5 (a mais alta). No dia 29 de agosto de 2005, ele alcançou os estados de Louisiana, Mississipi e Alabama.

A região mais atingida foi a cidade de Nova Orleans, na Louisiana. O Furacão Katrina obrigou mais de um milhão de pessoas a deixarem suas casas, deixou mais de 600 mortos e os ventos chegam a 280 km/h. Como a cidade ficava abaixo do nível do mar, ela acabou sendo inundada e ficando 80% debaixo da água.

“Foi um pesadelo. Eu vi corpos na água. Pensei que o mundo estava acabando mesmo. Tinha casas pegando fogo, pessoas nos telhados, gritando por ajuda”, relembrou o ex-militar Sonny Brown em matéria do Fantástico.

Furacão Milton

Formado no Golfo do México, o Furacão Milton atingiu a costa da Flórida na noite da quarta (9) com categoria 3. Os ventos chegaram a até 200 km/h. O furacão inundou cidades, destruiu casas e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica. Autoridades registraram onze mortos devido ao furacão.

“Era o barulho de um trem. É muito forte. Eu vim aqui fora com todo o cuidado, com segurança, claro, para gravar. Mas quando vem a rajada, é assustador. Foi bem tenso”, contou o brasileiro Matheus Ferreira, que mora em Orlando, em entrevista ao g1.

Fonte: Memória Globo e g1.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.