Olho do gato lacrimejando: o que pode ser e o que fazer
Os tutores querem sempre o bem da saúde dos seus pets, assim possuindo algumas dúvidas dos sinais que eles dão, como é caso dos gatos que estão com os olhos lacrimejando, curiosidade que faz o dono do felino se perguntar o que pode ser, se há algum problema, doença, entre outras causas.
De acordo com a médica-veterinária Dra. Cássia Paulon, em consulta pela Petz, revelou que muitos dos tutores perguntam sobre o que de fato está acontecendo com os gatos que estão lacrimejando com uma certa frequência, confira a explicação da profissional: “Lacrimejar não é normal. O comum é ocorrer a lubrificação nos olhos.”
Então, é necessário o tutor averiguar e perceber os detalhes no seu felino e reconhecer o que está acontecendo dias, através de alguns sinais que são fáceis de serem analisados. Se o gato estiver com lágrimas escorrendo diariamente dos olhos, ele pode estar com alguma doença, caso esteja apenas lubrificado, sem excretar a lágrima, tudo está normal com o pet.
Nos casos de o gato estar lacrimejando, o tutor deve imediatamente levar o felino a um profissional veterinário para diagnosticar o que está acometendo ao pet, que com este sintoma, pode estar com Microplasmose e rinotraqueite, doenças comuns associadas ao lacrimejamento.
Como saber que o gato está doente lacrimejando?
Para conseguir o diagnóstico, os médicos-veterinários vão analisar se no lacrimejamento do felino está acontecendo com coloração amarela ou sem cor, sendo a primeira um sintoma comum a de infecção bacteriana, e a segunda um sintoma comum da microplasmose, também conhecida como doença da pulga.