Oceano abaixo do oceano? Cientistas descobrem segredo a 700km abaixo da terra
É isso mesmo que você leu. Pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, como a University of Southern California e a Universidade Northwestern, divulgaram recentemente um estudo sobre um “oceano abaixo do oceano”. De acordo com os pesquisadores, existe um vasto oceano a 700 quilômetros abaixo da crosta terrestre. A pesquisa foi publicada na edição de julho da revista “Science”.
Os cientistas utilizaram uma rede de dois mil sismógrafos espalhados pelos Estados Unidos. Os aparelhos estudaram as ondas sísmicas geradas por terremotos. “Essas ondas viajam até o núcleo da Terra e, ao retornar à superfície, oferecem informações sobre sua estrutura interna. A água foi identificada quando as ondas desaceleraram, sugerindo uma camada rochosa com água presa em suas bordas granuladas”, explica a Exame.
O reservatório de água que eles identificaram está em formações rochosas localizadas no manto terrestre, entre o núcleo e a superfície, chamadas ringwooditas. Segundo informações da revista “Science”, essa água está aprisionada nas moléculas dos minerais cristalizados.
“Novos estudos sismológicos, especialmente em outras regiões do mundo, são planejados para aprofundar o conhecimento sobre a história do planeta e da vida que nele evoluiu”, afirma matéria da Exame.
Como esse “oceano abaixo do oceano” se formou?
Os cientistas acreditam que o movimento do manto terrestre e o derretimento de rochas pode ter feito a água se mover entre a superfície e o interior da Terra ao longo de bilhões de anos. De acordo com o estudo, a presença dessa água nas profundezas impede que os níveis do oceano sejam altos demais.
Os pesquisadores também teorizaram que esse oceano subterrâneo pode ter emergido ao longo das eras, contribuindo para a formação dos oceanos na superfície. Isso desafia a teoria mais aceita atualmente, de que a água teria vindo “de fora”, por cometas que se chocaram com o planeta em seus primeiros anos.
Fonte: Exame e O Globo.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.
[…] quase 71% da superfície terrestre, o oceano (os oceanos, na verdade) ainda são territórios praticamente inexplorados pela humanidade. Mais de […]