O que são alimentos transgênicos? Eles são seguros para comer?
Já viu o famoso “T” amarelo na embalagem de algum produto e acabou desistindo de colocar ele no carrinhos de compras por não saber o isso significa? Continua lendo que nós vamos te explicar o que são os alimentos transgênicos – e por que eles causam tanta polêmica.
O que são alimentos transgênicos?
De forma simples, alimentos transgênicos são alimentos que tiveram sua estrutura genética alterada pela transferência de genes de um outro organismo para si. A técnica é muito usada para tornar alimentos mais resistentes à seca, ao frio, pragas, doenças e agrotóxicos, de forma a aumentar a produtividade agrícola.
Os alimentos transgênicos – ou OGMs, Organismos Geneticamente Modificados – são liberados para ser comercializados no Brasil, desde que com a sinalização específica. Porém, existem muitas dúvidas, polêmicas e mitos envolvendo eles.
Além disso, alimentos com ingredientes derivados de transgênicos, muitas vezes não são claramente identificados como transgênicos no rótulo, impedindo o consumidor de saber o que ele está consumindo.
Alimentos transgênicos são ou seguros?
Segundo um artigo científico publicado em 2021 na “Ciência & Saúde Coletiva”, mesmo 25 anos depois da liberação da primeira variedade de tomate transgênico, a comunidade científica ainda não entrou em consenso em relação à segurança do uso e consumo de transgênicos.
“Contudo, há estudos robustos que indicam efeitos diretos nocivos adversos à saúde humana e animal, tais como alergias alimentares, a toxicidade e a alergenicidade, decorrentes do consumo de alimentos produzidos com ou a partir de variedades transgênicas”, afirma o artigo.
Outros estudos concluem o contrário: que os alimentos transgênicos não causam prejuízos à saúde. Mas é preciso apontar que muitos desses estudos são ancorados por empresas que têm essa tecnologia.
Fonte: Semil.
Referências
CORTESE, Rayza Dal Molin et al. Reflexões sobre a proposta de modificação da regulamentação de rotulagem de alimentos transgênicos no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 12, p. 6235-6246, 2021.
Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.