O que fazer quando o arroz fica duro: faz mal para a saúde?
Cozinhar arroz pode ser um bicho de sete cabeças para algumas pessoas, principalmente para aquelas que estão começando a aprender. Após perceber que o grão não cozinhou direito, algumas pessoas ficam na dúvida se comer ele na forma al dente pode ser prejudicial à saúde, porém, a resposta é não.
No entanto, a dureza do arroz pode ser um indicativo de que ele foi cozido de forma inadequada ou que já passou do ponto. O principal problema com o arroz duro é a textura desagradável, que pode dificultar a digestão e diminuir o prazer de comer.
Quais fatores deixam o arroz duro?
O primeiro deles pode ser a falta de água no momento do cozimento. Se a proporção de água e arroz não estiver correta, o arroz pode ficar duro por falta de umidade. Além disso, se deixar a chama do fogão muito alta, isso pode acelerar a evaporação da água, ocasionando no grão mal cozido. Se o arroz for deixado na panela quente por muito tempo, a água evapora e os grãos também endurecem.
O que fazer com o arroz duro?
- Reaproveitar em outras receitas:
- Arroz frito: Adicione o arroz duro a um wok com legumes picados, ovo e molho de soja. A alta temperatura ajudará a soltar os grãos e dar um novo sabor ao prato.
- Saladas: Misture o arroz duro a saladas frias, como a salada de frango ou a salada de atum.
- Sopa: Adicione o arroz duro a sopas e caldos para dar mais cremosidade.
- Bolo de arroz: Utilize o arroz duro como ingrediente principal em um bolo de arroz salgado ou doce.
- Descartar: Se o arroz estiver muito duro, com um sabor estranho ou apresentar mofo, o melhor é descartá-lo para evitar problemas estomacais.