Diagnósticos de insônia estão cada vez mais comuns, principalmente com pessoas que vivem em cidades grandes e sentem a exaustão da correria do dia a dia. Apesar de terem dificuldade para dormir à noite, o sono tende a ser um problema durante o dia, mostrando que seu corpo está dando sinais de que algo está errado.
Esse excesso de sono pode ser prejudicial, gerando incômodo e atrapalhando a sua produtividade. Mas não se preocupe, existem algumas estratégias que podem te ajudar a se manter alerta e concentrado, se o seu problema for apenas voltar a encontrar um equilíbrio.
Veja abaixo dicas para regular o sono
1° – Ajuste sua rotina de sono
O primeiro passo é tentar dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a regular seu relógio biológico, no qual manda uma mensagem para o cérebro de que está tentando regular o sono. Para ter uma noite de sono ainda mais confortável, garanta que seu quarto esteja bem escuro, silencioso e com temperatura agradável para dormir.
Evite usar telas antes de dormir, sejam elas celulares, tablets e computadores que podem interferir na produção de melatonina, hormônio do sono.
2° – Alimente-se de forma equilibrada
Sim, a alimentação é algo fundamental para esse processo, pois o mais indicado é fazer refeições mais leves à noite. Opte por alimentos leves e nutritivos que sejam fáceis de digerir. Beba bastante água ao longo do dia, mas evite exagerar próximo à hora de dormir para não precisar se levantar à noite. Se tiver insônia, reduza o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos processados, especialmente à tarde e à noite.
3° – Movimente-se
Praticar atividades físicas regularmente ajuda a regular o sono e aumenta os níveis de energia. No entanto, evite exercícios intensos próximo à hora de dormir. Se não tiver tempo na agenda, faça pequenas pausas durante o dia para se alongar. Isso ajuda a melhorar a circulação e a combater a sonolência.