Apesar de parecer inofensivas para nós, existem várias plantas que estão nos quintais das casas que podem ser prejudiciais para a saúde do seu animal de estimação. Cachorros curiosos podem mastigar algumas folhas e isso pode gerar vários problemas no seu corpo e, por isso, tente identificar qual foi a planta que ele ingeriu para ajudar na conduta do veterinário a determinar o tratamento adequado.
Confira também: Guia de flores: Tudo sobre a Lantana
Outros passos para ajudar o cão com intoxicação de plantas
Remova a planta imediatamente do acesso do cão e tente tirar da boca do animal os restos que tiver, para evitar que ele coma mais. É importante não provocar vômito sem orientação veterinária, pois algumas substâncias tóxicas podem causar mais danos se o cachorro vomitar. Portanto, só provoque vômito se for necessário.
É bom oferecer água para diluir o conteúdo estomacal, mas não force se ele estiver relutante em beber. Em seguida, leve-o imediatamente para o veterinário. Caso não consiga, ligue para algum local especializado ou um serviço de emergência veterinária para obter orientações sobre o que fazer enquanto se dirige à clínica.
Apesar do pânico, tente se manter calmo e não agitar o cão, pois quanto mais calma ele estiver, melhor será para impedir que a intoxicação piore no seu organismo. Para ter certeza que o problema é a planta, saiba identificar os sintomas que podem ser: vômito ou diarreia, salivação excessiva, letargia ou franqueza, dificuldade para respirar e tremores ou convulsões. A mudança de comportamento também pode ser um sinal, então repare nas ações do seu cão.