O que as tartarugas comem? Saiba o que pode dar para o animal

As tartarugas são animais que existem em uma ordem de répteis pertencentes ao clado Testudinat, as quais correspondem a 14 famílias, que possuem em torno de 356 espécies, e são pré-históricos dentro do contexto histórico do planeta Terra, com evidências de fósseis datados em quase 200 milhões de anos atrás.

Desde a sua existência, as tartarugas adotam um estilo de alimentação principalmente vegetariana, à base de folhas, talos, raízes, flores, sementes e frutos que encontram na natureza. Porém, apesar dos alimentos mais naturais, os quelônios, a depender da espécie, podem se alimentar de insetos, tais como vermes-da-terra, lesmas, caracóis, gafanhotos.

A seguir, confira a lista dos alimentos que as tartarugas podem consumir, veja:

  1. Vegetais de folhas escuras: espinafre, couve, alface-romana, acelga e folhas de mostarda são boas opções;
  2. Vegetais não amiláceos: cenouras, abóboras, pepinos e abobrinhas;
  3. Vegetais ricos em cálcio: brócolis e couve chinesa;
  4. Frutas: maçãs, bananas, morangos e melancias. No entanto, lembre-se de não exagerar nas frutas, pois elas contêm açúcares naturais;
  5. Proteínas: carne magra, peixes e até mesmo alguns insetos, como grilos e larvas de tenébrio, podem ser oferecidos com moderação.

Qual a expectativa de vida das tartarugas?

Com mais de 300 espécies existentes, a média de tempo de vida entre as tartarugas chega a ser de 150 anos, porém, sempre dependendo das condições e contexto em que vivem. Entre as espécias que são as mais conhecidas, confira a expectativa de vida delas:

  • Jabuti (piranga e tinha): acredita-se que as duas espécies liberadas pelo IBAMA possam chegar aos 80 anos;
  • Cágado: estima-se que possam viver entre 30 a 35 anos em cativeiro,
  • Tartaruga marinha: o IBAMA proíbe que sejam criadas em cativeiro, independentemente da espécie. Na natureza, estudos mostram que elas vivem, em média, 150 anos.
1 comentário
  1. […] ovos eram de tartarugas-verdes. O que mais surpreendeu a SVGEF, já que, de acordo com eles, é extremamente raro encontrar […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.