A planta Neve da Montanha é uma espécie herbácea anual pertencente à família Euphorbiaceae e chama atenção por sua beleza exótica, por ter uma folhagem que remete à neve. Por causa disso, ela é uma planta popular tanto para jardins, quanto para arranjos florais.
Nativa da América do Norte, a neve da montanha se destaca por ter folhas verdes com margens brancas. Essas folhas são pequenas e discretas, porém, também possui na sua estrutura as brácteas (folhas modificadas), que são brancas ao redor das flores dão à planta uma aparência nevada, de onde vem seu nome comum.
Saiba como cuidar de Neve da Montanha
Ela pode ter entre 30 a 90 centímetros de altura, mas o seu tamanho depende das condições de cultivo, influenciando no seu desenvolvimento de ser mais ou menos vigorosamente. Se escolher cultivá-la em casa, saiba que ela é uma planta que prefere a luz solar, mas pode tolerar meia-sombra.
Não é uma planta que possui grandes exigências com o solo e se adapta bem em locais bem drenados. Em relação à quantidade de água, a neve da montanha pode tolerar condições secas uma vez estabelecida, mas se beneficia de regas regulares durante períodos de crescimento ativo.
Vale ressaltar que a neve da montanha precisa de alguns cuidados extras, por causa da sua toxicidade. Por ser da família Euphorbiaceae, ela possui uma seiva leitosa que pode ser irritante para a pele e tóxica se ingerida. Assim, é recomendável usar luvas ao manusear a planta.