A natureza é capaz de nos surpreender de várias formas, especialmente quando os animais encontram maneiras de se camuflar como forma de defesa. Os insetos são especialistas nesse assunto e existem vários que podem ser confundidos com plantas, como no caso do Bicho-Pau. Além dele, existe um que chama ainda mais atenção que é o Louva-a-deus Orquídea, que imita perfeitamente uma flor colorida.
Confira também: Veja como plantar e cuidar do Cravo-francês com papel semente
Mais informações do Louva-a-deus Orquídea
O Louva-a-deus Orquídea (Hymenopus coronatus) é uma espécie fascinante que consegue se disfarçar com tons roxo, rosa, branco e amarelo, para ser semelhante à uma flor e se camuflar dos predadores, podendo também usar o disfarce para atrair presas. Ele possui características parecidas com o Louva-a-deus verde, mas suas pernas largas e achatadas lembram as pétalas de uma flor, e sua coloração pode variar de branco a rosa, dependendo do ambiente e da idade do inseto.
É um inseto originário das florestas tropicais do Sudeste Asiático, como Malásia, Indonésia e Tailândia, preferindo ambientes quentes e úmidos. Sobre o ciclo de vida, as fêmeas dessa espécie são geralmente maiores que os machos e podem atingir até 6-7 cm de comprimento. O ciclo de vida inclui várias fases, desde o ovo, passando por ninfas, até chegar à fase adulta.
É possível ter um Louva-a-deus Orquídea em cativeiro?
Saiba que para ter um em casa, é preciso ter um terrário bem ventilado, com plantas vivas e galhos, ajuda a simular o ambiente natural do inseto. A temperatura precisa ser controlada e deve ser mantida entre 24°C e 30°C com uma umidade relativa entre 60% e 80%.
Para alimentá-los, eles gostam de pequenos insetos, como moscas-das-frutas, grilos e outros pequenos artrópodes. O alimento vivo é essencial para estimular o comportamento natural de caça.