Não gosta de ovo? Este alimento tem mais proteína e ainda previne doenças cardíacas

Está precisando aumentar o seu consumo de proteínas, mas não aguenta mais ou nem gosta de comer ovo? Uma boa opção para você é amendoim. Inclusive, os amendoins têm um teor proteico maior do que ovos.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), amendoins contêm 25,8 gramas de proteína a cada 100 gramas. A cada 100 gramas, ovos contam com 12,4 gramas, metade. Entre os frutos secos, os amendoins estão em segundo lugar em termos de teor proteico, atrás apenas das amêndoas.

E qual a vantagem de consumir proteínas? Elas são essenciais para a manutenção e reparo dos músculos, e também ajudam a dar uma sensação de saciedade sem a necessidade de consumir muitas calorias, sendo importantes para qualquer dieta equilbrada.

Outros benefícios do amendoim

Além das proteínas, os amendoins são muito ricos em outros nutrientes. Segundo O Globo, eles são uma “opção indispensável”, especialmente a partir dos 50 anos. Eles são ricos em gorduras saudáveis, vitaminas, fibras e minerais.

Um dos grandes benefícios do alimento é a capacidade de prevenir doenças cardíacas. É isso aí. Segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, consumir frutos secos – como o amendoim – regularmente pode diminuir em 29% o risco de morte por doenças cardiovasculares.

Rico em cobre, magnésio, antioxidantes e gorduras insaturadas, o amendoim te ajuda a ter um coração mais saudável e a reduzir o colesterol ruim. “Esse superalimento também desempenha um papel crucial na proteção das artérias, prevenindo doenças relacionadas ao estresse oxidativo”, explica o jornal O Globo.

Como consumir amendoim sem exagerar

Especialistas sugerem entre dez e 15 amendoins por dia, o equivalente a cerca de 30 gramas = 170 calorias. Para quem estiver lidando com o sobrepeso, dez pode ser a quantidade ideal.

Econômicos e versáteis, os amendoins podem ser consumidos torrados, cozidos, em forma de pasta, como petisco ou como ingredientes em saladas e pratos de massa.

Fonte: O Globo.

Continue acompanhando o Folha Oceânica para conferir mais dicas, notícias e causos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.