Uma mulher, identificada como Eve, que vive na cidade de Howick, África do Sul, escutou um ruído incomum na sua lavanderia e quando foi observar o que era, percebeu olhos fixos nela de um animal peludo que acabou fugindo do local por uma porta que estava aberta.
Eve logo suspeitou que fosse um gato, assim, ligando para o centro de resgate FreeMe Wildlife para pedir ajuda. Logo, chegou Tammy Caine, membro da equipe da FreeMe Wildlife, o qual suspeitou do animal ser selvagem perdido na casa da moradora, em busca de comida.
Caine e o CEO da FreeMe Wildlife, Wade Whitehead identificaram o gato como um filhote de serval, espécie gatos selvagens conhecidos por seus pelos manchados e pernas longas, sendo raro encontar este tipo de animal dentro da casa das pessoas.
Com o resgate bem-sucedido, os funcionários do centro de resgate levaram o gato para o veterinário, que notou o animal muito magro, necessitando de ajudar para repor os nutrientes necessários e saúde plena para uma vida de felicidade novamente.
Em entrevista ao The Dodo, Tammy Caine contou o seguinte sobre a situação do gato serval:
“O gatinho está prosperando sob nossos cuidados e agora tem a melhor chance de um dia ter uma vida natural e plena na natureza, como a natureza e sua mãe pretendiam. É isso que devemos ao gatinho, à sua mãe, a Eve e à nossa herança natural.”
O que fazer com animais abandonados?
Para realizar os resgates de animais abandonados, é necessário fazer os seguintes passos, confira:
- Proporcione um espaço seguro e confortável: caso os animais estejam separados de sua mãe, os separe em um local confortável em sua casa, até realizarem os seus primeiros atendimentos;
- Veja se o animal realmente precisa da sua ajuda: se o animal estiver sozinho, sem a presença da mãe, proporcione um resgate confortável;
- Limpe o animal: se o animal resgatado estiver muito sujo, limpe-o com lenços umedecidos, sem um banho completo para o animal.