Em uma entrevista ao portal The Dodo, Barbara Singer detalhou como ela e seu marido foram enganados por um passarinho. Tudo começou quando ela estava fazendo um ensaio de sua banda em casa em Maryland, nos Estados Unidos, quando foram surpreendidos sons de uma família de pássaros ecoavam de sua chaminé.
“Meu marido me chamou lá embaixo e disse que um pássaro tinha entrado”, disse Singer. “Fui capturá-lo para levá-lo para fora, e quando o peguei, ele ficou muito mole na minha mão e não se moveu.” Singer não conseguia entender o que ele tinha, já que possui experiência no salvamento de animais selvagens e foi responsável por ajudar uma águia americana ferida, um falcão e corujas.
Como ficou o pássaro depois do susto?
Para tentar encontrar o ferimento, Barbara Singer levou o pássaro para o banheiro e aceitou que talvez ele tivesse morrido: “Ele não estava se movendo e seus olhos estavam revirados. Chamei meu marido porque estava muito chateada pensando que o garotinho tinha morrido.”
Quando foi levar para o quintal, se despediu o passarinho e simplesmente ele pulou, deixando todos chocados: “Então ele pulou e voou. Eu nunca tinha visto nenhum animal fingindo de morto antes.” Inclusive, acrescentou dizendo: “Eles são ótimos atores”.
Intrigada com o fingimento de morto, Singer pesquisou e identificou que a espécie é andorinhões-de-chaminé. Esses pequenos pássaros passam a maior parte de suas vidas em voo, comendo milhares de mosquitos, mosquitos e moscas todos os dias. Depois do período de reprodução, eles migram para a América do Sul durante os meses de inverno, deixando as chaminés vazias e as lareiras livres para serem usadas nos meses frios.