O brasileiro possui o hábito de tomar banho pelo menos uma vez por dia, podendo ser até dois ou mais, de acordo com algumas regiões e costumes. No entanto, especialistas alertam que o excesso de banho, principalmente com água quente, pode ser algo prejudicial para a nossa pele. Por isso, a dermatologista certificada Mona Gohara ao Well+Good, reforçou que precisamos ter cuidados com a forma como tomamos banho: “Os cuidados com a pele começam no chuveiro”.
“Isso envolve o que você está limpando, com que frequência você limpa sua pele, como você se depila e como esfolia. Tudo o que acontece lá realmente importa — não apenas para seu rosto, mas para todo o seu corpo e seu microbioma”, disse Gohara. “Todos nós assumimos que sabemos tomar banho porque temos feito isso a vida toda, mas você provavelmente está cometendo erros sem nem saber. Na galeria, descubra todas as dicas dos dermatologistas para que seu banho não prejudique sua pele.
Qual a melhor maneira de tomar banho?
Evite tomar banho com água muito quente, mesmo estando em regiões frias. A água quente remove a oleosidade natural da pele, deixando-a ressecada. O ideal é utilizar água morna, apesar de ser um sacrifício em alguns momentos. Alguns especialistas também indicam que o melhor a se fazer é dar um jato rápido de água fria no final do banho, para ajudar a fechar os poros, tonificar a pele e ativar a circulação. Além disso, o tempo ideal de duração é de 5 a 10 minutos.
É preciso ter cuidado com a escolha de produtos na hora da higiene. Opte por sabonetes com pH balanceado e sem fragrâncias fortes, que podem irritar a pele e, após o banho, aplique um hidratante para repor a umidade da pele.