O mosquito da dengue, nomeado como Aedes aegypti, é originário da África e se espalhou pelo mundo: primeiro da costa oeste do continente para as Américas e depois para
Neste verão passado, o Brasil sofreu muito com filas lotadas em hospitais devido a alta contaminação da população do país, onde os brasileiros sofreram com muitos sintomas e até mesmo os mais graves, que resultaram na morte de alguns cidadãos durante o período da alta da enfermidade.
Uma curiosidade que cai na mente das pessoas que já foram contaminadas e até mesmo as que estão com medo da doença, é sobre o que acontece com o mosquito após a picada na pele do ser-humano, apesar de muitos pensam que ele morre após cometer o ato, mas, não, esse é um dos mitos sobre ele.
O Aedes aegypti possui apenas 45 dias de vida e durante esse tempo ele consegue infectar cerca de 300 pessoas. Por isso, é importante manter as águas sempre limpas, com as caixas d’água fechadas, lavando os recipientes sempre com água e sabão, para manter sempre um lugar inóspito para as larvas não se desenvolverem.
Quais o principais sintomas da dengue nos seres-humanos?
Os primeiros sintomas da dengue que começam a aparecer são mais leves, dando os seguintes sinais dentro do organismo, são eles:
- Febre alta (40°C)
- Forte dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Náusea
- Vômitos
- Manchas vermelhas na pele
Nos casos mais graves, como a dengue hemorrágica, a enfermidade pode causar os seguintes sintomas:
- Dor abdominal intensa
- Vômitos persistentes
- Respiração ofegante
- Sangramento de mucosas
- Fadiga
- Vômito de sangue
- Desidratação e sensação de boca seca
- Pele pálida
- Fraqueza
- Sonolência
- Cansaço excessivo
- Diminuição da temperatura do corpo
- Aumento repentino do hematócrito (porcentagem de hemácias)
- Queda abrupta de plaquetas
- Hipotermia