Moringa oleifera: benefícios, perigos e proibição no Brasil
A Moringa oleifera é uma planta nativa da Índia e é popularmente conhecida por conta das suas propriedades medicinais, sendo usada em várias partes do mundo. No entanto, é preciso se atentar em alguns cuidados com ela, principalmente por ser uma planta que foi barrada pela Anvisa se ter produtos com a planta em sua composição.
3Confira também: As melhores plantas para purificar o ar do seu quarto
Existe uma lista de propriedades no qual a Moringa possui, sendo rica em vitaminas (A, C, E, B), minerais (cálcio, potássio, ferro), proteínas e aminoácidos essenciais. Também é conhecida por ter componentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo danos celulares e doenças crônicas, ajudando a reduzir inflamações no corpo.
Alguns estudos sugerem que a moringa pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo útil para diabéticos, além de ter benefícios no combate de doenças gástricas, já que as fibras da moringa ajudam na digestão e na regularidade intestinal. No entanto, é capaz de fortalecer o sistema imunológico devido ao seu alto conteúdo de vitaminas e antioxidantes.
Perigos da Moringa oleifera
A Anvisa proibiu o comércio da Moringa por não ter estudos o suficientes que comprovam a sua eficácia. Inclusive, é preciso tomar cuidado pois o consumo excessivo pode causar náuseas, diarreia e desconforto estomacal. Outro detalhe importante é que a Moringa pode reagir com outros medicamentos, especialmente aqueles para diabetes e hipertensão, potencializando seus efeitos.
A raiz e seu extrato também podem conter toxinas que podem ser prejudiciais se consumidas em grandes quantidades. Inclusive, não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes, pois pode causar complicações.