Mordida de gato pode fazer mal? O que fazer?
A mordida de gato pode fazer mal ao seu tutor ou a pessoa que sofreu o ataque do animal, pois podem acabar transmitindo algum tipo de doença, como tétano ou raiva, assim causando infecções prejudiciais a saúde do infectado, as quais podem resultar até em amputação.
Em caso da mordida acabar perfurando a sua pele, deixando uma ferida aberta, é necessário de forma imediata ir para o hospital e realizar a limpeza do local para que as bactérias não se proliferem dentro do organismo, e o profissional médico possa fechar com um ponto o ferimento causado.
Após realizar o fechamento ou a limpeza, a depender da gravidade do ferimento, é preciso que você tome cuidado com diariamente com a utilização de remédios para a cicatrização específicos para o acontecido com o felino, além de manter a área ferida arejada, ajudando no processo de melhora.
O que pode causar a mordida de um gato?
Se não for tratada de maneira adequada, a mordida de um gato pode acabar inflamando, inchando e infeccionando a região ferida, além do organismo apresentar sinais de febre e dores no corpo, onde nos casos mais graves e piores cenários, a amputação pode acontecer, seja nas mãos ou nos pés, devido as infecções que podem ser ocasionadas pelas bactérias.
Em entrevista, a consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Marinella Della Negra comentou o seguinte sobre os casos de mordida que causam amputação, confira:
“Isso depende do grau da lesão. Em mordidas e arranhões mais superficiais, as chances da infeção são menores. Mas, em casos mais graves, 48h podem ser suficientes para rompimento total do tecido.”
Marinella Della Negra