Mordida de coelho transmite doença? O que fazer se for mordido
Não resistiu a brincar com um coelho – porque eles são muito fofinhos – e acabou levando uma bela mordida? Descubra se a mordida de coelho pode transmitir alguma doença para os seres humanos e o que você deve fazer em caso de levar uma.
A mordida de coelho pode transmitir doenças
Assim como qualquer outro animal, o coelho pode sim transmitir doenças para os seres humanos e uma das possíveis formas de contágio é através da mordida. Mas você não pode se esquecer: ele só pode te transmitir a doença se ele mesmo estiver doente, então você pode se prevenir cuidando bem da saúde do seu pet, dando todas as vacinas e com consultas regulares ao veterinário.
O exemplo mais comum é este:
Pastoleurose: a Pasteurella multocida é uma bactéria que vive no trato respiratório de vários animais, com o coelho sendo um exemplo. A bactéria aproveita a diminuição da imunidade do animal para causar a doença, que pode ser transmitida para humanos através da mordida ou até de arranhões. Em casos graves, pastoleurose pode fazer a pessoa ter problemas de circulação e até perda de movimento.
Além de doenças, se a mordida for profunda, existe risco de causar uma infecção.
O que eu faço se levar uma mordida de coelho?
Se você levou uma dentada, o primeiro passo recomendado é lavar o local com água e sabão, mas nada de colocar álcool, iodo ou qualquer tipo de antisséptico por conta própria. Em caso de sangramento, pressione a ferida com um pano limpo. Depois disso, é melhor já ir direto para o médico, que pode recomendar um tratamento adequado antes mesmo que a ferida infeccione.
Fonte: Occupational Health Services – Oregon State University, Veja e Manual MSD.
Continue acompanhando o Animais e Pets para conferir mais dicas, notícias e causos do mundinho dos pets.