Nativa da África do Sul e Namíbia, a Moraea tortilis é uma planta resistente e tolerante à seca. Ela faz parte da família Iridaceae e se destaca por ter suas folhas em formato de espiral, permitindo que seja uma planta bastante apreciada por colecionadores e entusiastas de plantas exóticas devido à sua aparência única e flor que lembra uma espiral delicada.
Confira também: Conheça a Peperômia: A planta queridinha para ambientes internos
A Moraea tortilis também pode ser encontrada pelo nome spiral grass (grama espiral) e é um tipo de suculenta rara por ter suas folhas verde-claras retorcidas e encaracoladas, incomuns e ornamentais, que parecem um saca-rolhas. Assim como outras da sua espécie, ela também é uma planta que consegue resistir bem à seca. Suas folhas finas, semelhantes a lâminas, que emergem de um bulbo subterrâneo, podem atingir até 20-40 cm de altura.
Quem tem acesso a essa espécie, gosta de cultivá-la em jardins, principalmente quando misturada a outras plantas bulbosas. Ela também pode ser criada em vasos, mas é preciso se atentar ao tipo de solo, já que precisam ser aerados, com mistura de terra e areia, bem drenado e fertilizado. A fertilização é indicada durante a primavera e o verão, quando a planta está em crescimento ativo. Use um fertilizante equilibrado e dilua-o para evitar excesso de nutrientes.
Elas preferem climas temperados e devem ser protegidas de geadas intensas. Ela é uma planta que pode se propagar, principalmente através das sementes ou divisão de bulbos. Vale ressaltar que cada suculenta precisa de um cuidado diferente, ainda mais essas espécies raras, então conheça melhor as suas necessidades antes de tentar cultivar em casa.