A televisão faz parte da vida de milhares de pessoas e, além dela, também convivemos com outros tipos de telas, como celulares, tablets e notebooks. Porém, ainda é bastante comum ter o hábito de comer assistindo TV e é preciso ter alguns cuidados, pois os especialistas alertam sobre as problemáticas dessa prática.
Quando estamos distraídos com a TV, tendemos a comer mais rápido e sem prestar atenção nas porções. Isso pode levar a um consumo excessivo de alimentos, mesmo que já estejamos satisfeitos. Inclusive, muitas pesquisas mostram que pessoas que possuem esse hábito correm risco de obesidade, principalmente quando intercalados com comportamentos sedentários.
Entenda melhor os problemas que comer em frente à TV podem trazer
Como o cérebro leva um tempo para registrar a sensação de saciedade, isso dificulta no momento de comer enquanto estamos distraídos. Esse sinal pode ser ignorado, levando a um consumo maior de alimentos. Em um dos estudos, a professora de ciências da comunicação Monique Alblas, da Universidade de Amsterdã, na Holanda, reforçou que a distração é uma inimiga da boa alimentação e digestão quando estamos na frente da televisão.
Para comprovar essa teoria, Alblas coletou dados do Instituto Holandês de Pesquisas Sociais, que analisou pessoas que tinham esse hábito para ver como seus organismos estavam funcionando. Ao ver o resultado, a pesquisadora percebeu que as pessoas comem mais quando assistem televisão.
Comer enquanto assiste à TV pode se tornar um hábito difícil de quebrar, associando o momento do lazer à ingestão de alimentos, mesmo quando não há fome. Para mudar isso, procure lugares mais tranquilos para se alimentar e preste mais atenção na mastigação, que é fundamental para ter saciedade e boa digestão.