Há alguns anos atrás, viralizou nas redes sociais vários vídeos de gatos se assustando com pepinos, quando eram colocados em suas costas no chão. Quando notavam a presença dos legumes, eles pulavam, fazendo com que os vídeos viralizassem, já que as pessoas achavam engraçadas essas ações.
A verdade é que gatos não têm medo de pepino em si, mas sim por conta do reflexo de surpresa e instinto de sobrevivência do que medo propriamente dito. Quando um gato se depara com um pepino, especialmente se ele estiver próximo ao seu alimento ou em um local onde se sente seguro, a surpresa é tão grande que desencadeia uma reação de susto. O pepino, por ser um objeto alongado e verde, pode lembrar uma cobra ou outro animal que o gato possa considerar uma ameaça.
Entenda melhor esse “medo” dos gatos com pepinos
Apesar de muitos felinos domésticos não precisarem dos institutos de sobrevivência, esse susto desencadeia a reação de forma automática. Ao se deparar com algo desconhecido e potencialmente perigoso, ele reage fugindo para se proteger. Vale ressaltar que os bichanos são animais territoriais e gostam de ter controle sobre seu ambiente. A presença de um objeto estranho e inesperado em seu território pode gerar insegurança e desencadear essa reação.
Outro detalhe importante sobre essa história é que, apesar de ser engraçado para algumas pessoas, esse susto estressa o gato e pode levar a problemas de comportamento a longo prazo. O estresse crônico pode levar a problemas comportamentais, como agressividade ou retraimento.