Meu cachorro se coça muito, mas não tem pulga: o que pode ser?
Os cachorros tem como costume se coçar diariamente, de maneira natural e comedida, que caso ultrapasse os limites, pode estar associada a problemas de pele, tendo ligação com pulgas e até carrapatos, mas nem sempre é o que está acontecendo.
Se o seu cãozinho se coça muito, porém, não possui a presença de pulgas no seu corpo, é preciso procurar um profissional veterinário para investigar e diagnosticar o que há na pelo do canino. Porém, uma das doenças que podem estar assolando o cão são as seguintes, veja quais:
- Dermatites Alérgicas: tipo de doença que pode aparecer apresentando vermelhidão no local onde as coceiras frequentes acontecem;
- Dermatite Atópica: doença hereditária e que torna a pele do cão sensível, seja por meio de contato com pólen de flores, pele morta de humanos, sementes de gramas, bolor, poeira acumulada no ambiente.
- Dermatite alérgica a picada de pulga: apenas a picada da pulga pode causar uma reação alérgica no seu cachorro, mesmo que não esteja contaminando o animal.
Para observar se o seu cachorro está com problemas de pele, pode se analisar pelos seguintes motivos, são eles: queda anormal dos pelos em determinadas áreas do corpo, vermelhidão na pele, lesões ou feridas e uso dos dentes para amenizar a coceira.
Como previnir o cão de ter coceiras?
A coceira nos cães pode ser previnida das seguintes maneiras, confira:
- Manter a higiene do seu cão e do ambiente em que ele vive em dia;
- Tomar cuidado com a alimentação do seu pet;
- Manter a saúde do animal em dia, com consultas regulares no veterinário.