Meu cachorro foi picado por uma abelha: o que fazer?
Se o seu cachorro for picado por uma abelha, muitos cuidados devem ser tomados em primeira instância, pois não é uma experiência agradável para o seu animal e pode causar consequências inesperadas, causando até a morte no pior dos cenários.
Os pets mais brincalhões e que gostam de cheirar as flores e brincar em áreas abertas, estão mais sucetíveis a sofrer uma picada de abelha, a qual causa um inchaço no local, que é consequência da substância liberada pelo inseto, trazendo desconforto e dor ao pet, em casos mais amenos.
Nos casos mais graves, o cachorro pode sofrer com uma convulsão, ficar em coma e podendo até morrer por conta da cardiotoxicidade do veneno da abelha. Assim, os tutores tem de ficar espertos durante os casos de picado do inseto, observando os seguintes sintomas causados, veja:
- inchaço no local da picada (geralmente no focinho ou nas patas);
- tremores;
- febre;
- vômito;
- diarreia;
- extremidades frias;
- dificuldade para respirar;
- convulsão.
O que fazer após o cão sofrer a picada de abelha?
Apesar de não existir um remédio para curar a picada de abelha, a primeira reação a ser tomada é observar o comportamento do cão após os sintomas. Caso esteja muito incomodado com a situação, você deve levar o seu pet imediatamente para um médico-veterinário, assim, podendo retirar o ferrão localizado onde aconteceu a picada.
Depois de uma análise e retirada do ferrão da abelha, o médico-veterinário vai analisar a situação do cachorro para que administrar remédios, incluindo anti-histamínicos, e propor o tratamento adequado para o animal.