O Mentrasto é uma planta bastante utilizada de forma medicinal e possui várias propriedades benéficas para a nossa saúde. Seu nome científico é Ageratum conyzoides L. e é cultuada em várias tradições devido às suas propriedades terapêuticas. Suas folhas, caules e flores contêm substâncias como flavonoides, alcaloides, taninos, cumarinas e óleos essenciais, que lhe conferem ação anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante e antimicrobiana.
Confira também: Conheça a Peperômia: A planta queridinha para ambientes internos
Quais benefícios tem o Mentrasto?
Ela é efetiva no combate das dores articulares, especialmente no alívio das dores causadas pela artrose. Além disso, também pode ajudar nas cólicas menstruais e outros sintomas associados à menstruação. Outro benefício é ter propriedades cicatrizantes e antimicrobianas, auxiliando na recuperação de feridas e no combate a infecções, podendo também tratar infecções do trato urinário devido às suas propriedades antimicrobianas.
Existem algumas maneiras de usufruir desses benefícios, como na forma de chá sendo o consumo mais comum, quando preparado a partir de suas folhas. Com as folhas secas, também podem ser amassadas e aplicadas diretamente sobre a pele para aliviar dores e inflamações. Além disso, também é vendida como óleo essencial de mentrasto que pode ser utilizado em massagens ou em aromaterapia.
Contraindicações e Precauções com Mentrasto
Apesar dos benefícios, é preciso ter cuidado ao usufruir, sendo recomendado sob orientação de um profissional de saúde. Inclusive, não é indicada para pessoas gestantes ou lactantes, pois podem ocorrer efeitos colaterais. Essa planta também pode dar alergias, então é preciso ter cautela antes de ingerir em grandes quantidades.