O Manacá-da-Serra é uma planta que, dependendo do seu crescimento, pode ser considerada uma árvore de porte médio e chama a atenção por ter uma floração colorida. Ela é uma planta nativa do Brasil, da Mata Atlântica, e é muito apreciada por sua beleza e exuberância. No entanto, é preciso saber algumas informações sobre ela para entender os momentos de floração e como cultivá-la.
A época da sua floração ocorre no verão, entre os meses de novembro e fevereiro. Inclusive, durante esse período, a árvore se cobre de flores que mudam de cor, passando do branco ao roxo, o que é uma das principais características dessa espécie.
Mais detalhes do Manacá-da-Serra
A altura de um manacá-da-serra pode variar de acordo com as condições de cultivo e do ambiente em que está plantado. Ele pode ter até entre 6 e 12 metros de altura e é uma árvore de porte médio, ideal para jardins e áreas urbanas.
Significado Espiritual
Além de ser uma planta exaltada por sua beleza, o manacá-da-serra também possui um significado espiritual e é bastante associado à transformação e à renovação, por causa da troca de suas flores. Isso fez com que a árvore ganhasse esse significado de ter a capacidade de se adaptar e mudar entre diferentes fases da vida.
Cultivo
Caso queira tê-la no seu jardim, saiba que é uma planta que prefere um solo bem drenados e ricos em matéria orgânica. A luz solar também é algo fundamental para o seu crescimento e é considerado uma planta rústica, mas, para um melhor desenvolvimento, é importante regas regulares, especialmente nos períodos mais secos.