Como bem sabemos, existem uma variedade de plantas tóxicas que, apesar de populares e serem acessíveis, é preciso tomar os devidos cuidados. Com a mamona, a história não é diferente e ela é uma planta considerada tóxica em todas as suas partes, mas é principalmente as suas sementes que são mais perigosas.
Confira também: Como cultivar e usar a Costela-de-Adão na decoração
Como dito acima, as sementes são perigosas por conta da substância ricina, que é altamente venenosa. A ingestão de apenas uma pequena quantidade de sementes de mamona pode causar sérios problemas de saúde em humanos e animais, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais, e em casos graves, pode ser fatal.
Em humanos, os casos graves podem sim levar ao óbito por parada respiratória ou falência de múltiplos órgãos. A planta também é perigosa para animais, principalmente cães e gatos, que também são muito vulneráveis à ricina. Os sintomas em animais são similares aos dos humanos e exigem tratamento veterinário imediato.
Cuidados no manuseio da Mamona
É importante manusear essa planta com equipamentos, mas sempre evitando contato com as sementes. Certifique-se de que crianças e animais de estimação não tenham acesso a elas. Lembrando que ela é uma planta bastante usada para a produção de óleo de rícino, mas de forma correta, onde é seguro para uso em quantidades controladas, através do processo industrial que remove a ricina, tornando o óleo não tóxico.
Mas, se sentir algum sintoma atípico que pode ser suspeito de envenenamento por mamona, procure ajuda médica ou veterinária imediatamente.