Maior pedra de granizo já caída no Brasil foi registrada na última semana; tamanho impressiona

Nos últimos dias, algumas cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por fortes chuvas. Em uma delas, a cidade de Bagé, foi surpreendida com granizo e registrou pedras de gelo grandes. De acordo com o portal Climatempo Meteorologia, isso ocorreu no dia 25 de setembro, quando foi descoberto o recorde da maior pedra de granizo já registrada no Brasil.

O jornal meteorológico disse que o pedaço de gelo tinha 14,6 centímetros de diâmetro e, para comprovar o seu tamanho, usou dados da base com levantamento do PREVOTS, um grupo de meteorologistas que são responsáveis por documentar, pesquisar e prever tempestades severas no Brasil.

Mais informações do maior granizo no Brasil 


A MetSul Meteorologia contestou essa informação, mas afirmou que realmente a pedra de gelo havia sido classificada como “granizo gigante”, porém, não concluiu que seria o maior já registrado no país. Segundo esse portal, o Brasil não possui um banco de dados sobre tamanhos de granizo em tempestades severas, sendo que a PREVOTS começou a analisar esses números há alguns anos. 

Se é ou não o maior granizo já registrado, a chuva intensa fez com que pessoas fossem desalojadas. De acordo com a Defesa Civil do RS, Bagé registrou 26 desalojados em razão dos temporais. Além dessa cidade, a tempestade também atingiu Camaquã, Porto Alegre e Palmeira das Missões, deixando ao todo 170 desabrigados e 349 desalojados.

Vale ressaltar que o granizo ocorre dentro de nuvens de tempestade chamadas cúmulonimbus. Dentro dessas nuvens, a corrente de ar faz com que as gotas de água saiam para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem. Dessa forma, o gelo se forma, se acumulando na nuvem até ficarem pesadas demais para serem sustentadas.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.