Existem vários mitos em torno das comidas e como elas podem ser prejudiciais para a nossa saúde, principalmente nessas ondas de gerações fitness, onde vários influencers usam as redes sociais para expor suas opiniões, confundindo ainda mais as pessoas que buscam ter uma dieta balanceada.
Considerado um ‘vilão’, o carboidrato está presente em vários alimentos do nosso dia, especialmente no macarrão e no arroz, que são dois ingredientes bastante consumidos pelos brasileiros. A verdade é que tanto o macarrão quanto o arroz possuem quantidades de calorias muito semelhantes, mas, o percentual calórico entre eles pode variar de acordo com o tipo de macarrão ou arroz, o preparo e a quantidade consumida.
O que realmente importa para uma dieta equilibrada é a forma como esses alimentos são preparados e combinados com outros. Ou seja, se estiver querendo diminuir o consumo calórico, evite misturar esses dois ingredientes na refeição, optando por porções menores.
Como consumir arroz e macarrão de forma balanceada?
A forma de preparo influencia significativamente o valor calórico. Adicionar molhos cremosos, óleos e grandes quantidades de queijo ao macarrão, por exemplo, aumenta consideravelmente o valor calórico da refeição. Ao consultar um nutricionista, você receberá a quantidade certa do quanto deve consumir, sem precisar tirá-los do cardápio.
Isso porque, saber qual quantidade deve ser consumida é fundamental para uma dieta. Consumir porções adequadas de qualquer alimento é essencial para manter uma dieta equilibrada. As fibras presentes nos alimentos integrais ajudam a promover a saciedade, regulam o intestino e contribuem para a saúde geral.