Os macacos são um termo de origem africana utilizado como designação comum a todas as espécies de símios ou primatas antropoides, os quais são classificados como animais onívoros, que podem comer de tudo, tendo a dieta diversificada, se alimentando de frutas, sementes, insetos, aranhas e pequenos mamíferos.
Apesar de serem onívoros, uma espécie de macaco localizada no sudeste asiático, primo dos resos, o macaco-caranguejeiro, ficou famoso após ser avistado pegando pequenos peixes com as mãos e comendo-os às margens de rios localizados no leste de Kalimantan e ao norte de Sumatra, conforme as organizações não-governamentais (ONGs) The Nature Conservancy e Great Ape Trust.
Erik Meijaard, um dos autores do estudo que foi publicado na última edição da revista “International Journal of Primatology”, relatou que o macaco comendo peixe foi algo inédito visto por ele, apesar das imagens e registros do macaco-caranguejeiro comento frutas e caçando caranguejos e insetos na região do sudeste asiático.
Conheça as características do macaco-caranguejeiro
O macaco-caranguejeiro também conhecido como macaco-cinomolgo ou macaco-de-cauda-longa, é uma espécie de primata do gênero Macaca, bastante comum em várias regiões do Sudeste Asiático, incluindo a Tailândia, Malásia, Indonésia, Filipinas e partes do Vietnã e Camboja. Conheça as principais características físicas desta espécie:
- Tamanho e Peso: Os machos são geralmente maiores do que as fêmeas, pesando entre 5 a 9 kg, enquanto as fêmeas pesam entre 3 a 6 kg. O comprimento do corpo varia de 38 a 55 cm, com a cauda quase igual ou ligeiramente mais longa que o corpo;
- Pelagem: A pelagem do macaco-caranguejeiro é geralmente cinza-amarelada ou marrom, com uma cor mais clara no ventre. A face tem pouco pelo e é rosada ou cinza;
- Cauda: Uma das características distintivas é a longa cauda, que pode ser tão longa quanto o corpo do macaco ou até mais. A cauda é usada para equilíbrio e é particularmente útil durante a locomoção arbórea.