As folhas de louro são bastante populares por seus benefícios culinários e medicinais. É fácil de encontrar no mercado ela na forma seca, mas também é possível cultivá-lo e tê-lo na horta de casa de forma fácil para colher suas folhas frescas, que possuem um aroma ainda mais intenso. Veja abaixo como cultivar e aproveitar as suas propriedades.
Confira também: Plantas que podem causar alergias e intoxicações
Como cultivar louro?
Saiba que, para cultivá-lo em casa, o louco precisa ser plantado em um local que receba bastante luz solar direta, mas também pode tolerar sombra parcial. Um local ensolarado é ideal para que a planta cresça saudável e vigorosa. Ele é uma planta que consegue se adaptar bem aos ambientes e, se for cultivado em locais mais frios, é recomendado colocá-los em vasos para facilitar o deslocamento para ambientes internos durante o inverno.
Sobre o solo, é recomendado que seja bem drenado, fértil e ligeiramente ácido. É bom evitar solos encharcados, pois a planta não tolera bem o excesso de umidade nas raízes. Uma mistura de terra comum com composto orgânico e areia pode proporcionar um bom substrato para o louro.
Vale ressaltar que o louro é resistente à seca, mas é importante manter o seu solo levemente úmido, especialmente durante o crescimento inicial. Regue a planta quando o solo estiver seco ao toque, mas evite encharcar.
Benefícios da folha de louro
Na culinária, ele é bastante utilizado como tempero para sopas, ensopados, marinadas e pratos de carne, devido ao seu aroma e sabor característicos. Elas liberam um sabor sutil durante o cozimento, realçando o sabor dos alimentos. Também é bastante usado para saborear os feijão, principalmente no momento do cozimento do grau.
Sobre suas propriedades medicinais, as folhas de louro possuem ações anti-inflamatórias, digestivas e antioxidantes. Elas podem ajudar na digestão, aliviar sintomas de gripes e resfriados e combater o estresse.