Leishmaniose canina: sintomas e tratamento
A Leishmaniose canina, conhecida também como Calazar, que é doença é causada pelo protozoário Leishmania infantum, muito perigosa para os animais domésticos, e pode ser transmitida para o ser humano, que, caso a descoberta seja de maneira tardia, pode ser fatal.
Pouco comentada, a Leishmaniose canina ainda é um problema série no Brasil, onde, de acordo com os últimos dados, publicados em 2017, comporta 90% dos casos registrados de calazar na América Latina, tendo como taxa de morte a porcentagem de 7,1%.
Os principais sintomas causados pela Leishmaniose canina, que podem ser observados pelos donos de animais domésticos são os seguintes, confira:
- Emagrecimento;
- Lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas);
- Crescimento exacerbado das unhas;
- Perda de apetite,
- Febre.
A doença não tinha cura até 2018, quando um medicamento de uso exclusivo para os pets, o Milteforan, foi criado e liberado para uso, assim, com a presença de um profissional veterinário, o Calazar pode ser curado e seu amiguinho pode ficar saudável.
Como é transmitida a Leishmaniose canina?
A Dra. Bruna Veiga, médica-veterinária da Petz, explicou como ocorre a transmissão da doença, veja:
“Para a transmissão, o mosquito precisa picar um indivíduo infectado, ingerindo a forma amastigota da leishmania, que se transforma em promastigota no intestino do mosquito (vetor). Ao picar um novo indivíduo, o mosquito irá transmitir a forma infectante da Leishmania, provocando a doença”.
Para que você consiga evitar a contaminação do seu pet com o parasita, mantenha o ambiente em que ele vive limpo, evitando a formação dos ovos.
[…] leishmaniose canina é uma doença que afeta os cães através dos protozoários do gênero Leishmania e da […]